quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tete vira mercado profissional do sexo

A segunda pagina do Jorna Noticias de Hoje (Quarta-feira, 12.11.2008), abre com a noticia em epigrafe. Segundo o jornal a cidade de tete esta invadida com mulhres que tem o sexo como forma de conseguir dinheiro, talves posso dizer, como opção na forma como conseguir seu sustento.Duas grandes teorias sociologicas (Estruturalista e da Acção) olham para esse fenomeno do seguinte modo:Procuro a partir deste tem, fazer uma abordagem atraves de duas grandes teorias, ou podemos aqui chamar, duas teorias Globais na Sociologia, Estruturalismo (Claude Lévi-Strauss) e Acção (Max Weber), para analisar a Prostitução em Moçambique, caso especifico da Cidade de Tete.A teoria da acção da a primazia a Mudança, existe umammudança no seio do individuoa, ele é parte integrante da sociedade e faz escolhas, sendo a socialização o elemento principal, que feita pela interacção entre os individuos.
Estrutura, remete a algo fixo, e o individuoa apenas absorve elementos já existentes no processo de socialização, não faz escolhas e nem participa nas escolhas, a sociedade é que lhe impoe os condicionalismos.

Segundo a teoria da acção, a prostituição é um caminho que as pessoas escolhem, não é unica opção que as mulheres que se prostituem tiveram antes de entrarem nela. As mulheres escolhem como forma de ganhar o seu sustento pela via da prostituição por opção. Num conjunto de opções, como ser vendedeira, trabalhadora doméstica e outras profissões, as pessoas escolhem aquela que melhor se adequa as suas ambições, e facilidades.

Trabalhar numa casa pode não ser compensatório, vender na rua pode ser dificil e não compensatório, prostituir-se, pode ser mais ariscado, mas dentro das possibilidades, pode ser o mais compensatório em termos salariais. Segundo uma prostituta, entrevistada pelo jornal Noticias, na Cidade de Maputo, no mes de Abril, dizia que chega a ter um rendimento mensal de 45 mil meticais.

Segundo a teoria estruturalista, as pessoas nao fazem escolhas, a sociedade e as condições é que lhes impõe onde ir e o que fazer, assim as mulheres se prostituem porque é unica forma de ganhar a vida. Existe uma pressão da sociedade sobre as mulheres.


Sem comentários: