Pergunto a voces, precisamos de uma educação sexual nas escolas, elas possuem o papel principal e fundamental na educação sexual dos jovens?
Precisamos que os jovens tenham uma educaçaõ formal que fale de sexo, iniciação sexual, metodos de prevenção e anti-concepção? Precisamos de pessoas a falar de sexo para nossos filhos, quando iniciar, como iniciar, como se prevenir das doenças, gravidez?
Podemos falar de SIDA aos nossos filhos sem falar de sexo? Quando dizer aos nossos filhos o que é sexo, como devem olhar para sexo?
As escolas em moçambique ainda não tem um programa formal de educação sexual, isto é, disciplinas como, por exemplo, o nome de educaçaõ sexual, que podem por um lado trazer a consciência dos jovens que não tem com quem conversar sobre sexo em casa, que fogem de conversas sobre sexo, tem pais que talves não consigam conversar sobre sexo em casa. A idade com a qual os individuos começam a actividade sexual varia, depende do crescimento hormonal, psicologico, etc.
A educaçaõ sexual não substitui o papel nem a responsabilidade das familias. A formação dos jovens realiza-se em contextos diferentes, dos quais a escola é parte integrante. A escola dá exemplos, é o lugar mais aberto, onde os membros que nela integram sao familiares e não familiares aos jovens.
A escola é um lugar onde os jovens sabendo que estão longe dos pais, irmão, tios, podem se sentir mais abertos e sentirm-se seguros para aprender e fazer questões, sem vergonha. A ssim co acontece na interacçaõ que tem com os colegas.
Precisamos de um educação sexual nas escolas?
Sem comentários:
Enviar um comentário