quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Sangue de crocodilo pode ajudar a criar super-antibiótico
A educação sexual nas escolas em Moçambique
Tete vira mercado profissional do sexo
Segundo a teoria da acção, a prostituição é um caminho que as pessoas escolhem, não é unica opção que as mulheres que se prostituem tiveram antes de entrarem nela. As mulheres escolhem como forma de ganhar o seu sustento pela via da prostituição por opção. Num conjunto de opções, como ser vendedeira, trabalhadora doméstica e outras profissões, as pessoas escolhem aquela que melhor se adequa as suas ambições, e facilidades.
Trabalhar numa casa pode não ser compensatório, vender na rua pode ser dificil e não compensatório, prostituir-se, pode ser mais ariscado, mas dentro das possibilidades, pode ser o mais compensatório em termos salariais. Segundo uma prostituta, entrevistada pelo jornal Noticias, na Cidade de Maputo, no mes de Abril, dizia que chega a ter um rendimento mensal de 45 mil meticais.
Segundo a teoria estruturalista, as pessoas nao fazem escolhas, a sociedade e as condições é que lhes impõe onde ir e o que fazer, assim as mulheres se prostituem porque é unica forma de ganhar a vida. Existe uma pressão da sociedade sobre as mulheres.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
EXAMES ESTAVÃO A VENDA NO DUMBANENGUE
Africa dos Meus Sonhos: trabalho Domestico (Serie 1)
A particularidade dessa ocupação não se resume ao fato de que a própria empregada doméstica passa a ser demandante do mesmo tipo de trabalho que exerce fora de seu domicílio, uma vez que parcela dessas profissionais também necessita de alguém para cuidar de seus filhos, diante das dificuldades de acesso aos serviços públicos
e privados existentes.
Ela também se diferencia das outras ocupações porque o exercício do trabalho doméstico
ocorre no âmbito de domicílios privados e em relação directa com empregadores pessoas-físicas, o que gera relações peculiares que exigem conhecimento e tratamento adequados.
Em razão desses aspectos, as empregadas domésticas são discriminadas pela legislação, que ainda não reconhece plenamente (muitos paises do mundo, principalmente em áfrica) essa actividade como parte integrante das relações do mundo do trabalho produtivo, no sentido atribuído às demais ocupações, limitando os direitos trabalhistas dessas profissionais.
BENFICA PERDE NA LUZ
EUA/Eleição: Equipas de campanha de Obama e McCain vítimas de piratas informáticos
De acordo com a Newsweek, o FBI e a Casa Branca "disseram à equipa de Obama que pensavam que uma entidade ou organização estrangeira tinha procurado recolher informações sobre a evolução dos dois campos sobre diversas questões".
De acordo com a Newsweek, os "hackers" procuravam "informações que podem ser úteis durante negociações com a futura administração".
"Os peritos da equipa de Obama supõem que os piratas sejam russos ou chineses", referiu a revista.
O FBI garantiu à equipa de Obama que o ataque não foi perpetrado pelos seus adversários políticos.
De acordo com a Newsweek, os peritos em tecnologia da equipa de Obama descobriram o ataque a meio do verão, mas pensavam que era um vírus, antes de recrutar uma empresa de segurança informática que travou as intrusões.
O FBI e os serviços secretos indicaram que "um número importante de dossiers" foi roubado, comprometendo o funcionamento do sistema e que problemas similares tinham afectado os computadores da equipa de McCain.
Mulhres sao violadas sexualmente em Maputo
Contrariamente ao cenário anterior em que os violadores eram, na maioria das vezes, indivíduos com idades acima dos 50 anos e as vítimas menores de dez anos, actualmente os indiciados de violação são jovens que abusam sexualmente crianças e adolescentes, de acordo com informações avançadas por Juarce Martins, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província do Maputo.Entretanto, o nosso interlocutor falou também de alguns casos em que os suposto violador e a vítima são jovens. Nesse sentido, o porta-voz diz que estes casos já não se ajustam àquela antiga teoria em que indivíduos dos seus 40 ou 50 anos de idade infectados pelo HIV/SIDA praticavam relações sexuais com crianças na falsa ideia de que se livrariam da doença ainda sem cura.Segundo Juarce Martins, nos casos de violações sexuais supostamente para cura do HIV/SIDA ou busca de imunidade à doença, o violador tinha idade acima dos 40 anos e a vítima era sempre uma menor de dez anos, havendo vezes em que era mesmo um bebé de apenas alguns meses.`Agora estamos a registar casos em que as idades dos envolvidos na violação não se distam muito, tal como o que se verificava naquelas estórias em que o violador dizia que abusou da vítima para se livrar do HIV/SIDA´, disse.Entretanto, o porta-voz da Polícia assegurou que se trata mesmo de violação sexual, na medida em que as vítimas são forçadas a manter a relação.Juarce Martins recorreu a um dos últimos casos registado há dias algures no bairro 1º de Maio, em que uma jovem de 27 anos de idade foi forçada a fazer sexo oral com um indivíduo de 31, sob ameaças de morte.Na mesma altura, outras três jovens e uma criança foram violadas sexualmente por indivíduos cujas idades não ultrapassam os 31 anos de idade, cenário que, segundo a Polícia, exige tempo para a compreensão das verdadeiras motivações. Contudo, alguns vozes associam este fenómeno a problemas sociais, com destaque para o desemprego, alcoolismo e questões conjugais.
fonte: Noticias